top of page

Notícias falsas, globalmente, são designadas por Fake News e podem interferir negativamente em vários setores da sociedade como a política, a saúde e a segurança.

​

O que são?

Fake News são uma forma de propaganda enganosa que consiste na distribuição da desinformação ou de boatos através de jornais, revistas e, principalmente, através de redes sociais e de sites específicos. Algumas notícias falsas podem utilizar informações transmitidas pela comunicação social, podendo afetar a credibilidade da mesma.

Estas notícias têm como objetivo enganar as pessoas, sendo que algumas são formas de ganho de dinheiro para quem as publica, outras são formas de chamar a atenção por algum assunto de destaque.

​

Perigos!

A internet é a forma mais rápida e preocupante de disseminação de notícias que podem colocar em causa o debate livre e informativo, uma vez que são conteúdos não validados.

Uma das grandes consequências da sua disseminação é fragilizar a estabilidade das sociedades democráticas. Assim como podem ter um grande impacto na reputação de uma pessoa ou empresa, causando complicações económicas, pessoais e psicológicas.

​

Como funcionam?

Em alguns casos, os autores criam publicações absurdas com o intuito de atrair acessos a determinados sites e faturar com a publicidade digital. Essas publicações podem ser feitas através de redes sociais, Twitter, Facebook ou aplicações como o WhatsApp.

Existem sites dedicados à produção e manipulação de notícias falsas. Há sites sediados em países europeus, mas com o IP registado, por exemplo, no Texas de onde partem centenas de “notícias” manipuladas. Alguns desses sites têm endereços eletrónicos idênticos a alguns meios de comunicação oficiais.

​

Como identificar?

​

 

Como_identificar_notícias_falsas_(How_To_Spot_Fake_News).jpg
bottom of page